II SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE – Vejam Simpósios Temáticos coordenados por membros do PAMENDUC

08/05/2014 09:02
ST: Cultura escrita e leitura: abordagens no Tempo Presente 

Coordenação:

Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha (PPGH-UDESC) e Prof. Dr. Elison Antonio Paim (UFSC).

 

 

  O objetivo do Seminário Temático é reunir trabalhos que discutam questões suscitadas pela História da Cultura Escrita e da Leitura na perspectiva da História do Tempo Presente, que as estuda como produtoras e tradutoras de sentidos do mundo contemporâneo. Nessa perspectiva, são esperadas contribuições que apreendam aspectos sobre os usos sociais e escolares da cultura escrita e da leitura em suas tecnologias, do manuscrito ao hipertexto. Pretendemos neste percurso teórico-metodológico problematizar, igualmente, as leituras “ordinárias” – manuais, romances, livros de bolso, revistas – e as escritas ‘ordinárias’- cartas, bilhetes, crônicas, diários, autobiografias – na escrita da História do Tempo Presente.
ST Memória, tempo presente e instituições de isolamento 

Coordenação: Profa. Dra. Viviane Trindade Borges (PPGH-UDESC), Profa. Dra. Yonissa Wadi (Unioeste) e Prof. Dr. Norberto Dallabrida (PPGH-UDESC).

 

 

O presente ST tem objetivo de reunir pesquisadores que trabalhem com temas ligados às instituições de isolamento e seus habitantes: doentes, loucos, pobres, abandonados, criminosos, desviantes, etc. O interesse da história do tempo presente pelos marginalizados levou os historiadores a adentrarem dentro dos antigos espaços de exclusão, possibilitando o acesso a fontes como processos-crime, prontuários, bem como à documentos deixados por estes sujeitos, tais como cartas, bilhetes e fotografias. O ST visa problematizar políticas públicas destinadas a estes espaços e seus habitantes, a constituição de lugares de memória dentro de prisões e hospitais psiquiátricos, a dificuldade de acesso às fontes e os dilemas éticos trazidos pela preocupação dos historiadores do tempo presente e seu interesse pelos marginalizados.
ST Patrimônio cultural, tensões e conflitos 

Coordenação: Profa. Dra. Janice Gonçalves (PPGH-UDESC)

O patrimônio cultural é uma das dimensões fundamentais do tempo presente, na medida em que sua instituição, por diferentes agências e agentes, repõe e tensiona as relações de indivíduos e grupos com a temporalidade, a história, a memória e os processos de identificação. No simpósio temático pretende-se priorizar o debate acerca das tensões e conflitos envolvendo o patrimônio cultural no pós-1945, quer tenham se manifestado em litígios judiciais, quer em confrontos de ideias ou disputas simbólicas.

 

Mais informações no site do evento: http://www.seminariotempopresente.faed.udesc.br/