VIII SIMP – Seminário Internacional em Memória e Patrimônio

08/07/2014 08:10

VIII SIMP.00

O 8ºSIMP se propõe discutir a noção de lugares de memória, no sentido de ter o cuidado de observar a que coletividades se referem respondendo algumas perguntas básicas tais como: são lugares de que memória ou de que memórias? São lugares de memória de quem e para a construção de que identidades e de que projetos? São lugares representativos das comunidades que os detentam? Como se produz a institucionalização desses lugares? Qual tem sido o uso da noção a partir do proposto por Pierre Nora e que desdobramentos tem tido a mesma depois de trinta anos?

O evento ocorrerá nos dias 05, 06 e 07/11/2014 e contará com os seguintes Simpósios Temáticos:

1. Museus e instituições de Memória – email: simp.museusinstituicoesmemoria@gmail.com
Coord. Profa. Me. Andréa Bachetinni, Prof. Dr. Diego Ribeiro e Prof. Msd. Sarah Maggiti
Ementa: Os museus e instituições memoriais congêneres são lugares privilegiados de construção, gestão e apropriação de memórias e patrimônios. Mais do que repositórios de objetos e coisas, são espaços/cenários forjados para proporcionar o encontro entre as pessoas e suas referências patrimoniais. São de interesse desse simpósio os temas que tangenciam a gestão de memórias e patrimônios, com ênfase nos procedimentos de aquisição, conservação-restauro, guarda e comunicação (ações educativas e exposições) de coleções confiadas a museus e instituições de semelhante natureza preservacionista.

2. Patrimonialização do sofrimento – email: stpatrimonioesofrimento@gmail.com
Coord. Profa. Dra. Juliane Serres e Profa. Dra. Renata Albernaz
Ementa: O discurso patrimonial engendra novos espaços como “lugares de memória”, como aqueles que poderíamos considerar vinculados ao sofrimento: antigos hospitais, antigas prisões, locais relacionados a tragédias, a crimes, locais relacionados à ditadura civil-militar no Brasil, entre outros. Através do discurso patrimonial são atribuídos novos significados a esses espaços. O presente Simpósio pretende discutir esse fenômeno contemporâneo, que compreende além de uma dilatação temporal até um passado bem recente, uma ampliação dos valores relacionados ao patrimônio. Como e porque patrimonializar o sofrimento?

3. Políticas, memória e lugares: estudos no âmbito do MERCOSUL – email: memoriaelugaresmercosul@gmail.com
Coord. Profa. Dra. Ana María Sosa Gonzáles (Pós-Doutoranda PPGMP-UFPel), Darlan De Mamann Marchi (doutorando PPGMP-UFPel) e Roberto Heiden (doutorando PPGMP-UFPel)
Ementa: Este simpósio irá discutir as políticas de memória e patrimônio tendo como base os lugares de memória e as experiências dos países que compõem o MERCOSUL, considerando também o debate sobre experiências de gestão e as legislações na área do patrimônio, assim como processos de ativação patrimonial. O simpósio também abarca assuntos relativos às reivindicações e conflitos de memória que existiram ou persistem no presente em decorrência dos processos históricos vividos nesses países, assim como estudos em torno de conflitos territoriais, identidades transfronteiriças, memórias traumáticas e patrimônios binacionais.

4. Lugares de Trabalho – email: lugaresdetrabalho.simp@gmail.com
Coord. : Profa Dra. Francisca Ferreira Michelon, Profa Celina Maria Britto Correa, Silvana Bojanoski (Doutoranda PPGMP-UFpel) e Ubirajara Budin Cruz (Mestrando PPGMP-UFPel)
Ementa:Esta mesa receberá trabalhos que proponham a apresentação de estudos e casos sobre lugares que sediaram práticas de trabalho e após desativados apresentam características ou fatos memoriais a partir dos quais o conceito de patrimônio possa ser observado e discutido. Pretende-se reunir, deste modo, resultados de pesquisas, relatos de experiências, análises de fenômenos que reflitam as muitas questões que cercam o trabalho enquanto categoria que ambienta o ser social. Deseja-se, destacadamente, discutir a instituição do valor de memória nestes lugares para observar os processos de patrimonialização de antigos complexos fabris, prédios comerciais e locais de ofícios extintos bem como trajetórias de musealização, reciclagem e requalificação de tais lugares.

5. Arte, urbe e espaços virtuais – email: st.arteurbeespacosvirtuais@gmail.com
Coord. Prof. Dr. João Fernando Igansi Nunes, Daniel Ribeiro Medeiros (Doutorando PPGMP-UFPel) e Olivia Nery (Mestranda PPGMP-UFPel)
Ementa: No contexto de discussões acerca dos lugares de memória (NORA, 1993), este simpósio objetiva discutir as dimensões do material, do funcional e do simbólico através da arte, do espaço urbano e dos espaços virtuais. Entende-se que estes aspectos da cultura, bem como suas interrelações, configuram contextos para a construção e manutenção de valores sócio-culturais nos mais variados sistemas de memória social.

6. Pampa como Lugar de Memória – email: pampalugarmemoria@yahoo.com.br
Coord. Prof. Dr. Sidney Vieira, Prof. Dr. Ronaldo Colvero, Francine Tavares (Doutoranda PPGMP-UFPel) e Alan Dutra (Doutorando PPGMP-UFPel)
Ementa: Relação entre lugar, paisagem, espaço, memória e patrimônio; análise dos significados simbólicos do Pampa e Missões, estudos sobre lugares; estudos que propiciem o aprofundamento das discussões sobre a cultura, a paisagem, o patrimônio, a identidade , a Educação e a memória.

Local de realização: Auditório Câmpus Canguru – ICH
Rua Lobo da Costa, 1877 – Pelotas, RS, Brasil.

Para maiores informações sobre as inscrições e a programação completa, consulte o site: http://8simpufpel.wix.com/8simpufpel