III Seminário “Patrimônio, Memória e Educação” (PAMEDUC)
O III Seminário “Patrimônio, Memória e Educação” é uma realização do Grupo de Pesquisa Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC) e tem por objetivo aprofundar aspectos centrais em torno dos eixos de pesquisa do Grupo por meio de mesas-redondas. Objetiva ainda propiciar a integração entre os estudantes vinculados ao PAMEDUC e a comunidade acadêmica da UFSC, e divulgar as produções do grupo de pesquisa.
Todas as atividades ocorrerão nos dias 14 e 15 de maio de 2018 (manhãs e tardes), no mini-auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Auditório do Bloco E anexo ao CFH, respectivamente.
Inscrições para participantes (ouvintes) em: http://inscricoes.ufsc.br/seminariopameduc2018
O certificado só será emitido para o/a inscrito/a com presença registrada igual ou superior a 75% da carga horária total do evento.
Programação das Mesas-redondas:
14/05/2018 – Mini-auditório (CFH)
09:00 às 10:30 – Mesa 1
O processo de patrimonialização das fortalezas de Anhatomirim, Ratones e Ponta Grossa (1989-1991) Pedro Mülbersted Pereira (Coordenador)
A Patrimonialização do Grupo Escolar Professor Germano Timm e a Formação de Estudantes do Ensino Médio como Sujeitos do Patrimônio – Jeferson Luiz Freitas
Problematizando Invisibilidades na Cidade de São José – SC. Ensino de História e Patrimônio Cultural dos Povos Africanos e Afrodescendentes – Mylene Silva de Pontes
Memória franciscana: práticas educativas dos franciscanos no Colégio Santo Antônio de Blumenau (SC) Fabiano Batista Rodrigues
10:30 – Intervalo
10:45 às 12:00 – Mesa 2
Sistema de ensino apostilado: estratégias para a condução de condutas docentes – Raquel de Melo Giacomini (Coordenadora)
História em tempos de YouTube: uma análise acerca da História ensinada pelo canal Nostalgia – Andreia Silvana da Rosa
A memória na leitura e no envelhecimento – Cristiane Bochi Palma
14:00 – Conferência: Cenários da pesquisa contemporânea sobre memórias, histórias e educação – Profª Dra Cyntia Simioni França – UNOPAR
15/05/2018 – Auditório do Bloco E (Anexo CFH)
09:00 às 10:30 – Mesa 3
Narrativas históricas e identitárias nas políticas do livro didático no Brasil: as histórias afro-brasileiras na ordem do discurso – Luíza Vieira Maciel (Coordenadora)
Andarilhagens das Práticas de Resistências negra na escola, no evento “Poder Escolar” em Pelotas-RS Josiane Beloni de Paula
Lei 11.645/08 na formação de professores/as de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina: (des)construindo discursos racistas? – Patrícia Magalhães Pinheiro
Uma análise da trajetória social e escolar de ex-alunos Waldorf – Suellen de Souza Lemonje
10:30 – Intervalo
10:45 às 12:00 – Mesa 4
Memórias de velhos das práticas da infância: as árvores frutíferas como referência da cidade – Lisley Canola Treis Teixeira (Coordenadora)
Rupturas e práticas de deslocamento da vivência para experiência no cotidiano escolar à luz de Walter Benjamin – Maria Cecília Paladini Piazza
Saberes docentes na Educação de Jovens e Adultos de Florianópolis: ser professor na Pesquisa como Princípio Educativo – Cláudio Roberto Antunes Scherer Júnior
13:30 às 15:00 – Mesa 5
A formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Florianópolis: governamento e constituição de subjetividades docentes – Karina de Araújo Dias (Coordenadora)
Projetos de modernização das escolas: estudo sobre a expansão dos pré-vestibulares na educação básica Giovanna Santana
A educação para as relações étnico-raciais e o ensino de História: memórias e experiências de docentes da educação básica – Odair de Souza
Creches domiciliares em Tubarão (SC) na segunda metade do século XX – Marlise de Medeiros Nunes de Pieri
15:00 – Intervalo
15:30 às 17:30 – Mesa 6
Memórias, trajetórias e experiências educativas de indígenas no ensino superior na Região Oeste de Santa Catarina – Ana Karina Brocco (Coordenadora)
Cinema Brasileiro e o Ensino de História no Colégio de Aplicação da UFSC: reflexos e possibilidades acerca da Lei 13.006/2014 – Diogo Matheus de Souza
Histórias e culturas afrodescendentes na Plataforma Afroflix: Reflexões sobre audiovisuais e História Pública no contexto de Ações Afirmativas – Fanny Spina França
Memória e Identidade de alunos do ensino fundamental sobre o patrimônio arqueológico da Ilha do Campeche – Mariane Júlia dos Santos
Inscrições para participantes (ouvintes) em: http://inscricoes.ufsc.br/seminariopameduc2018